Páginas

domingo, 10 de abril de 2011

Chimarrão na França

Charleville, 09 de abril de 2011

Sentei-me em uma praça. A fim de socializar, conhecer. Fiquei próximo de onde havia esporte, com suas regras universais.

Ouço os rapazes, imaginei que se os entendesse com sua rapidez e gírias nas falas entenderia qualquer um. Não os compreendo, certamente. Só entonações e risos.

Assisto ao futebol como se nunca houvesse visto.

Ao lado, um pai brinca leve com o filho, escondendo-se no gramado raso ao som de risadas sinceras do pequeno.

Eu trouxe o chimarrão. Todos passam, olham, conversam entre si, intrigados, e tornam a me olhar. Eu ofereço um sorriso. Eles sorriem de volta e seguem andando.

Têm leveza o ser, disto devo admitir.

Sigo assistindo ao futebol!

Levantei-me, fui andar.

Parei próximo a um gramado para tirar algumas fotos - como esta, acima, ao que me abordou um grupo de rapazes (outros). Pela entonação, pude ver que perguntavam sobre o chimarrão, apoiado na grama. O quê é? Uma bebida típica do sul do Brasil – consegui falar em francês. O outro quis saber se era maconha, mostrou-me um saquinho, eu disse que não era. Cheiraram. Pus água e ofereci. Relutaram um pouco, mas dois deles provaram, rindo. É bom! É como um chá – disseram – “n’est pas marihuana” (não é marihuana!), disse o outro. Eu disse não, lhes falei. Agradeceram e seguiram a caminhar.

Mais para frente, fui abordada por um francês. Este não falou inglês quando viu que eu era estrangeira – o que todos fazem, mas creio que não o fez porque não sabia.

Perguntou-me algumas coisas, conseguimos nos entender até certo ponto. Até que veio com um papo de o que vai fazer hoje à noite, querendo marcar encontro ali. Fiz-me de desentendida, fui dando adeus, tenho que ir, meus amigos me esperam (hehehe). Não senti vontade de prolongar aquele encontro. Ele tentou um abraço mais forte, eu saí. Até logo, até logo..! (Vai me esperar lá às 21h, eu acho graça).

Andei e parei em frente a um carrossel gigante no centro da praça. No sol, aguardo não sei o quê.


Um comentário:

  1. rsrsrsrs Chá de marihuana? Se a moda pega, o Brasil vai incrementar as exportações - direto de Juazeiro pra França, rsrsrsrs.
    Abraços
    Doris

    ResponderExcluir