Páginas

sábado, 16 de abril de 2011

Aulas na ESNAM

Charleville, 16 de abril de 2011


Hoje é sábado, mas perdi a noção de dias. Só sei porque agora falaram que amanhã o mercado não abre.

Sei que fazemos as provas de manhã à noite, tendo aulas na manhã e à tarde e arrumando cenas, na Villa, de noite.

Os dois brasileiros (Taís e Evandro) e Violaine, francesa que fala o português brasileiro claramente – com sotaque de “sô” de Minas e tudo – tornaram-se essenciais para mim. A língua, embora cada vez mais clara, cansa a mente de uma forma intensa, onde não há tempo para o cérebro pensar em muito mais do que nas traduções. Tentando não ser tão dependente deles, me forço a entender. E agora posso dizer que entendo 75% do que dizem, mas com esforço contínuo e concentrada todo o tempo.

Nas aulas, tivemos até agora exercícios de teatro – improvisação, trabalhos em grupo - máscaras e marionetes (bonecos). Tudo feito com muito cuidado, bonecos que enxergam no fundo da gente.


O grupo de aproximadamente 35 pessoas concorrendo (o júri aumentou o número, porque disseram que este ano o nível está muito alto e acharam justo passar, nesta etapa, mais pessoas) consiste em pessoas muito distintas, mas todos muito bem qualificados. Pode mudar a estética, a forma de ver o mundo, a língua... Mas tudo muito bom, competente e passível de passar na próxima etapa.

Ninguém sabe ao certo quais são as principais características e pontos destacados pelo júri para os que ficarão, então estamos todos no mesmo barco. Assim sendo, é uma competição um tanto saudável: todos se ajudam nas traduções, nas cenas, na cozinha na Villa. Trocamos idéias, técnicas, e ontem houve aqui uma reunião de bonecos de toda a parte do mundo. E isso é muito bom!



A partir de amanhã, na aula de desenho e escultura, começaremos a fazer cenas individuais. Iremos confeccionar e criar bonecos e cenas curtas de 10 minutos para apresentarmos ao júri na quarta-feira à tarde e na quinta pela manhã. O resultado sai quinta ainda, à noite, em uma nova lista.


Alguns já têm algumas idéias de cenas, outros não. Eu mesma não, mas estou encantada com os bonecos que tenho visto na Escola e aqui na Villa, e com isso fico mesmo com vontade de criar!


No mais é isso, tempo curto e carga muita!

4 comentários:

  1. Parabéns querida pelo teu esforço e por teres tido a oportunidade de chegar até aí!
    Tenho certeza que te será eternamente valiosa
    esta participação.Estamos contigo,sempe...
    Bjos, mãe.

    ResponderExcluir
  2. Querida Genifer!
    Que maravilha poder te acompanhar e se emocionar com teus relatos.Que talento! Olha só onde já chegaste. Tio Rique e eu estamos torcendo muuuito.
    Um grande abraço, Mirna.

    ResponderExcluir
  3. Geni!
    Parabéns pelas etapas vencidas!
    Pela tua dedicação e amor ao que fazes!
    Já te disse que sou teu fã?
    Pois bem... sou teu fã! :)
    Bjão!
    Sucesso! Fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  4. ôi Nuni, aqui é TiÂngela..e sabes que estou na maior torcida!!Um beijão

    ResponderExcluir