Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Palhaça Palitolina no aeroporto de Amsterdam / Holanda


Amsterdam, 4 de maio de 2011


Estava na hora de voltar para Itália. Após fazermos uma comida na cozinha aberta do camping, partimos para Amsterdam. Hoje choveu, como disse o senhor do ônibus de Lisse, com sua sabedoria de gente que vive em paz. Caminhamos pelo centro, vimos uma celebração a algo que não conseguimos entender o quê era, e depois fomos ao aeroporto.


Lá, resolvi vestir-me de Palitolina. Não tendo podido trazer todo o espetáculo nem o Mundo Miúdo e com o incentivo da Vili, resolvi improvisar. Não tem nada a perder, não é? Não tinha. Fui ao banheiro, me vesti. Ainda com a mochila nas costas, saí pelo aeroporto.


Em mãos levava um vidro com uma sobra do almoço – salsinha com molho, temperos e milho que havíamos guardado do almoço caso não houvesse tempo nem grana de comer algo melhor. Ficou na minha mochila, e o tirei para colocar no lixo. Mas quando saí do banheiro de Palitolina e com aquilo em mãos, não tive como não brincar.


Alô!! AAAAAAlô!! É pra você!!


Sentimentos são sempre sentimentos, e risadas também, em qualquer parte do mundo. Como sempre, houveram os que brincaram junto, os que olharam e riram de longe, os que acharam ridículo, os que ficavam tímidos, os que riram risada engraçada de mim e comigo. E mesmo sem falar o idioma, foi divertimento puro! Eu, em pleno aeroporto do país livre, brincando com o acaso...


Fiquei assim, sobe e desce de escadas, um brasileiro ali, o menino Tiago, telefone pra você! Foi divertimento o meu, e despreocupação – mesmo do outro lado do mundo, seguia brincando como se estivesse em casa. E estava, e estava!


Depois disso, tendo que ir para não perder o embarque, fui para o banheiro. Coloquei finalmente meu microfone/telefone improvisado no lixo, e não havendo muito tempo vesti minha roupa por cima.


Descobrimos algo sobre viagens na Europa. Se você carrega apenas bagagem de mão, fica realmente muito barato! Uma mala a mais e o preço sobe como antena de TV em telhado antigo – mais que o dobro a pagar. Então, quando passávamos no check-in, íamos atulhadas de roupas. A Vili nem tanto, mas eu ia gorda de casacos, saias uma por cima da outra, vestido, calça. Tudo para não pagar a mais. E neste retorno não foi diferente.


Mas estávamos saindo de Asterdãn, não de outro país. A fama explica a verdade, e a revista é mais rigorosa. Tiraram o notebook, olharam dentro para ver se não havia nada escondido. Disse o moço: tem líquido na tua mala, o quê é? Líquido? – disse eu. Comecei a tirar as coisas, uma garrafa térmica (do chimarrão)? O que mais tem aí? Shampoo? – tirei o meu pote com uma gota de shampoo. Tinha, realmente, uma gota apenas, visível na transparência. Ele riu, coloque tudo pra dentro, siga em frente.


A moça que fazia a revista apalpando as mulheres olhou para mim depois de eu ter passado no sensor que grita. Mas eu estava sem botas, com as meias listradas da Palitolina furadas na ponta, e com uma meia-calça branca encardida por baixo, também furada. Ela olhou-me de cima a baixo, e quando chegou embaixo, desistiu. Pode seguir moça – fez sinal.


O homem ainda brincou com o fato de sermos brasileiras. Realy?? Achava que éramos brancas demais para termos vindo do Brasil.




Seguimos rindo pelo corredor. Viagem inesquecível, em país igualmente inesquecível !






Nenhum comentário:

Postar um comentário